sexta-feira, 1 de abril de 2011

1º de abril.

Eu poderia começar o post com alguma brincadeirinha do tipo “o blog vai acabar”, mas isso já é muito manjado em blogs. Meu post será um pouco diferente. Para quem não sabe, contarei a história sobre o famoso dia da mentira.

Existem várias histórias de como o dia 1º de abril se tornou o “dia da mentira”. A mais atribuída à realidade é de que essa brincadeira surgiu na França. No começo do séc. XVI, o ano novo era comemorado no dia 25 de março (data da chegada da primavera no hemisfério norte). As festas duravam uma semana, terminando no dia 1º de abril.

Após a adoção do calendário gregoriano (em 1854), o Rei Carlos IX (Rei da França) determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo. Algumas pessoas passaram a ridicularizar quem comemorava o ano novo na data antiga, enviando-os presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

Hoje também é o aniversário da banda Good Charlotte. Como o dia sugere, a banda começou como uma brincadeira do April's Fool, em 1996. Felizmente, a banda deu certo e hoje completa seus 15 anos. Como uma fã, desejo muito sucesso e que a banda continue na ativa por bastante tempo.

Good Charlotte - 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário