quarta-feira, 20 de abril de 2011

Have a nice Green Day!

Hoje é um dia especial para os fãs da banda californiana Green Day: Há 22 anos a banda Sweet Children (que começou suas atividades em 1987) mudava oficialmente seu nome para Green Day, em homenagem a este dia (20 de abril), em que os jovens não faziam nada além de fumar maconha o dia todo (E você pensando que Green Day era algo relacionado ao meio ambiente, não é? Brincadeira)

Sweet Children (Al Sobrante, Billie Joe e Mike Dirnt) - 1987
Nesses 22 anos, muita coisa aconteceu. Em 1991, Al Sobrante deixou a banda para terminar a faculdade, e Tré Cool entrou em seu lugar. De rebeldes sem causa com músicas sobre masturbação, eles passaram a rockstars com álbuns conceituais e músicas sobre política. Muita gente diz que eles “se venderam”, mas não creio nisso. Eles amadureceram, simplesmente... Afinal, não seria nada legal caras de 40 anos cantando sobre masturbação, não? Há também a discussão sobre ser ou não ser punk... Mas esse é um assunto que também já se esgotou, o importante é o som deles, e não os rótulos.

Green Day no Woodstock - 1994
Mas, mesmo o Green Day existindo desde 1989, começaram a fazer sucesso mundialmente a partir de 1994. Eles foram apresentados ao mundo após a morte de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana. A partir daí, venderam milhões de cds e ganharam diversos prêmios. Ao todo, são 12 álbuns oficiais lançados: 1039/Smoothed Out Slappy Hours (1991), Kerplunk (1992), Dookie (1994), Insomniac (1995), Nimrod (1997), Warning (2000), International Super Hits (2001), Shenanigans (2002)  American Idiot (2004), Bullet In A Bible (2005), 21st Century Breakdown (2009) e Awesome As F**k (2011). Além destes, há também bootlegs não-oficais que foram lançados.

E também há exatamente um ano, o Musical American Idiot estreava na Broadway, dirigido por Michael Mayer. Ano passado foi lançado um cd com as músicas do Musical. Billie Joe fez parte do Musical, atuando como St.Jimmy três vezes. Daqui a quatro dias o Musical deixará a Broadway, mas durante o segundo semestre deste ano, o Musical fará uma turnê pela América do Norte.

Green Day antes do show de Porto Alegre - outubro de 2010
Como fã, desejo que o Green Day continue sempre inovando e nos surpreendo a cada dia, e sem dúvida, desejo também longa vida a uma das melhores bandas deste mundo!

3 comentários:

  1. Aê Jocee, adorei o texto.
    Viva o Green Day! :D

    Abraço!
    @luccasgb

    ResponderExcluir
  2. Curti o texto tbm!
    Viva o Green Day! +1

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, gurizes! :D

    Viva o Green Day! +1

    ResponderExcluir