sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Falsos gaúchos.

Mais uma semana farroupilha acontece no Rio Grande do Sul. Mais um 20 de setembro se aproxima. Milhares de pessoas vestem suas pilchas, dizendo-se orgulhar de serem gaúchos. Qual o problema disso? O problema é que mais da metade dessas pessoas só fingem orgulharem-se de sua terra nesse momento do ano.


Todo o Brasil sabe o quanto os gaúchos amam sua terra e a defendem com unhas e dentes. Mas, infelizmente existem pessoas que fingem demonstrar todo esse amor, somente no mês de setembro, passando o resto do ano sem tomar um chimarrão sequer. Claro que entendo que as mulheres não vão andar por aí com enormes vestidos de prenda durante o ano todo, por exemplo, mas não custa nada seguir a tradição que nos acompanha há anos.

Acho que isso se deve ao fato de muitas famílias desestruturadas, que não passam essa tradição aos seus filhos. Então, já crescidos, eles apenas participam de todas as festividades farroupilhas apenas para não ficarem excluídos, e ficam felizes por ter um feriado a mais (porque não precisam trabalhar, claro), mas não compreendem a real importância que a data tem. Desculpa a sinceridade, mas na minha opinião, essas pessoas não merecem ser chamadas de gaúchos.

Quem é gaúcho “de verdade” e sente orgulho de demonstrar esse amor, não só durante a semana farroupilha, mas durante o ano todo, durante sua vida toda - assim como eu - fica irritado com a atitude desse tipo de gente. As pessoas que não são do Sul podem não entender, achar que é frescura, mas não. É questão de amor, de tradição, e só quem sente isso no sangue consegue entender o que estou falando.

Mesmo duvidando que as coisas mudem ao longo do tempo, eu realmente espero que tudo isso mude algum dia. Espero que todo e qualquer gaúcho saiba dar a devida importância à terra que os acolheu. E mesmo sendo 16 de setembro, já desejo adiantado um Feliz Dia do Gaúcho! (àqueles que merecem)

Créditos da foto: Weheartit.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário